top of page

Arquetipe-se!




Os arquétipos são padrões universalmente conhecidos que representam um tipo de personagem, objeto símbolo ou situação recorrente na literatura, mitologia, folclore e outras expressões culturais. Eles são considerados protótipos primordiais que tem significado e valor em várias culturas e sociedades ao longo do tempo.

Os arquétipos podem influenciar uma pessoa de várias maneiras, principalmente na forma como ela se relaciona consigo mesma, com os outros e com o mundo ao seu redor.

De que forma um arquétipo pode te impactar?




Ao identificar e compreender os arquétipos que ressoam com sua personalidade e experiências, uma pessoa pode ter uma melhor compreensão de si mesma e de seus padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos; eles podem as escolhas e decisões de uma pessoa, assim como podem afetar seus relacionamentos; e podem interferir no seu crescimento pessoal, já que ao reconhecer e trabalhar com os arquétipos que estão presentes em sua vida, uma pessoa pode aproveitar seu potencial para o desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e transformação.

É por isso, que eles podem ser uma ferramenta poderosa para compreensão de si e de seu propósito de vida.



Temos 12 tipos de arquétipos básicos:

  • O Inocente - é caracterizado por pureza e ingenuidade . è muitas vezes associado a crianças. O inocente é otimista, confiante e possui uma visão positiva e simples da vida. Ele também pode ser vulnerável e facilmente influenciado, pois tende ver o mundo de forma simplista e idealizada. É possível que ele perca essa inocência ao longo de sua história, enfrentando desafios que o fazem crescer e amadurecer. Personagens que representam esse arquétipo: Dorothy (O mágico de Oz) e Charlie Bucket (A Fantástica Fábrica de Chocolate).



  • O explorador - representa a busca por aventuras e novas experiências, caminhos e possibilidades.

  • O Sábio - representa a introspecção e a busca pela verdade interior, agindo de forma sábia e ponderada.

  • O Herói - esse arquétipo representa a coragem, determinação e força para enfrentar desafios e superar obstáculos.

  • O Fora-da-Lei ou Rebelde - representa a rebeldia e a vontade de desafiar as normas estabelecidas, buscando a mudança e a transformação.

  • O Mago - representa o conhecimento e a sabedoria, utilizando seus poderes mágicos para alcançar seus objetivos.

  • O Cara Comum - representa o homem ou a mulher que vive uma vida simples sem grandes eventos ou dramas



  • O Amante - representa o amor e a paixão, agindo pela emoção e pelo desejo de seconectar com os outros.

  • O Bobo da Corte - inclui o palhaço, o malandro e todos aqueles que adoram brincar ou bancar o bobo. Obobo da corte tinha a função de divertir e entreter a nobreza, mas também desempenhava o papel de colher informações e transmiti-las ao rei de forma indireta. Representa o lado irracional. espontâneo e lúdico da personalidade. É o inconsciente coletivo manifestado e m forma de humor, transgressão e sabedoria não convencional. Nos lembra da importãncia de não levar tudo muito a sério, de explorar nossa criatividade e de nos conectarmos com nossa criança interior. Nos convida a um equilíbrio entre a seriedade e a leveza, entre o pensamento racional e o pensamento intuitivo, entre a regra social e a quebra de tabus. Nos lembra que devemos rir de nós mesmos, de nossas imperfeições e de nossas limitações assim como que devemos manter uma mentalidade aberta e flexível diante das adversidades da vida.



  • O Prestativo - se refere a uma pessoa que tem forte tendência de cuidar dos outros, ajudar, servir e apoiar aqueles ao seu redor. Essas pessoas são geralmente compassivas, generosas, atenciosas e muitas vezes sacrificamsuas próprias necessidades em prol dos outros. Tais indivíduos podem ser motivados pelo desejo de serem amados, aceitos e valorizados pelos outros. É uma busca constante de agradar e ser útil aos outros para obter reconhecimento e validação. contudo, isso póde ser exaustivo tanto física como emocionalmente, além de dificuldades em estabelecer limites saudáveis e em cuidar de si mesmo.

  • O Governante - representa liderança e controle, agindo com autoridade e determinação para alcançar seus objetivos.




Os demais arquétipos estão inseridos em um desses tipos básicos.

Temos também os animais arquetípicos. Eles tem significado simbólico profundo e atemporal em diversas culturas e tradições do mundo, como por exemplo o leão, o lobo e a coruja. ERsses animais são frequentemente usados em mitologias, contos populares e práticas espirituais como símbolos de características humanas ou de forças da natureza. Mas esse é um assunto pra outro post.

Me diz, em qual tipo de arquétipo você se enxerga, hoje? Ah, me diga também qual o arquétipo que você acha que deve ativar na sua vida?



28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page