top of page

O assunto é: Hipnose



Íris de olho castanho
Hipnose

A hipnose é um estado modificado de consciência, no qual uma pessoa experimenta sugestibilidade aumentada, concentração intensa e atenção focalizada. A pessoa fica mais receptiva a sugestões e pode ser capaz de acessar memórias, emoções ou experiências de formas diferentes do estado normal de vigília. ela pode ser usada para ajudar pessoas a superar problemas emocionais, comportamentais e até físicos.

A hipnose não é nenhuma mocinha, tem raízes antigas remontando as culturas antigas como os egípcios, que utilizavam técnicas de estado de transe para fins espirituais ou terapêuticos. no entanto, a hipnose que conhecemos, atualmente, começou a ser formalizada e estudada no final do século XVIII e início do XIX.



Franz Anton Mesmer retomou esses estudos. Ele era um médico autríaco e desenvolveu a teoria do magnetismo animal. Ele achava que as doenças eram causadas por bloqueios no fluxo do magnetismo no corpo e podiam ser curadas com passes magnéticos. Fico imaginando o Mesmer só observando nossos dias atuais. Como será que ele reagiria?

Bem, retomando o assunto, a prática gerou grande controvérsia, mas ao mesmo tempo, grande interesse pelo fenômeno do transe hipnótico.


Uma expiral e um relógio de bolso
hipnose

Quem nomeou a hipnose de hipnose, foi James Braid, um médico britânico. Apesar do termo derivar de "hypnos", que significa sono, ele percebeu que, na verdade a hipnose é um estado de concentração mental focalizada, mas não se deu o trabalho de corrigir o termo e até hoje, tem gente que pensa que o transe hipnótico bota a pessoa pra dormir. Porém, aqui, nós explicamos que não é.

Já no século XX, Freud, Jean-Martin e Charcot, estudaram e exploraram o uso da hipnose em psicoterapia e influenciaram o desenvolvimento da Psicanálise e da psicoterapia modernas. Mas, sem querer fofocar, já fofocando, O Freud não era muito bom na técnica de hipnotizar, então, ele preferiu criticar a técnica em vez de se aperfeiçoar. E temos o reflexo do maldito pelo Freud sobre a hipnose até os dias de hoje.

Outro dado que eu acho importante dizer, quando eu fiz meus cursos de hipnose, mais da metade dos alunos, era pastor evangélico. Os mesmos que consideram a técnica infame. E eles estavam super interessados em uma técnica em especial conhecida como Toque de Charcot. Algum dia eu falo sobre essa técnica, mas não é difícil imaginar de que forma é usada.



A hipnose tem sido associada a uma série de benefícios potenciais, embora a eficácia desses benefícios possa variar de pessoa para pessoa.

Alguns exemplos de benefícios relatados da hipnose:

  • Redução do estresse e ansiedade

  • Controle da dor

  • Mudanças de comportamentos / hábitos indesejados

  • Melhora do sono

  • Apoio no tratamento de condições de saúde mental

  • Promoção da autoconsciência e autoconhecimento - é nesse ponto que eu desenvolvo o meu trabalho.

Uso da hipnose para autoconhecimento e expansão da consciência


A hipnose é uma poderosa ferramenta para a educação emocional e expansão da consciência, justamente porque durante a hipnose, a mente consciente fica mais relaxada, permitindo que o conteúdo inconsciente se torne mais acessível. Isso pode ajudar a revelar padrões de pensamnto, emoções reprimidas ou crenças limitantes que podem estar bloqueando o crescimento pessoal.

A hipnose facilita explorar questões mais profundas e descobrir novas perspectivas sobre si mesmo e sobre o mundo ao seu redor.

Ao acessar os conteúdos inconscientes, é possível compreender melhor as motivações, desejos e medos que influenciam o comportamento.. No prcesso, com a consciência alterada pelo transe hipnótico, é possível acessar níveis mais elevados de consciência e ter experiências espirituais profundas.

Atrelalado a esse estado modificado de consciência, a jornada emocional, por mim proposta é além de tudo um roteiro de esducação emocional, de psicoeducação, com conteúdos literários e técnias holísticas que auxiliarão no desenvolvimento de um encontro singular: o encontro consigo mesmo.

Para quem deseja iniciar essa jornada, é só refletir e reservar seu horário aqui no site.

Todo o processo é online, através de vídeochamadas com 1h e meia de duração por sessão. Para mais informações de valores e agendamentos é só clicar no link abaixo.






8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page