top of page

O que é Psicoterapia

Atualizado: 20 de fev.




Psicoterapia é um processo de tratamento que envolve a conversa entre o Psicólogo e o paciente com o objetivo de resolver problemas emocionais, comportamentais e psicológicos.

Durante a psicoterapia, o Psicólogo auxilia o paciente a explorar seus pensamentos, sentiomentos e comportamentos, a fim de compreender melhor a si mesmo e fazer mudanças positivas em sua vida. Existem diferentes tecnicas e abordagens usadas na psicoterapia, como cognitivo-comportamental, psicodinâmica, humanista, entre outras.

O processo terapêutico pode ser de curto ou longo prazo dependendo da necessidade do paciente e dos objetivos do tratamento.



O termo psicoterapia não é exclusivo do Psicólogo. No entanto, a prática deve ser sempre realizada por um profissional de saúde qualificado. Psicólogos clínicos são treinados especificamente em psicoterapia. É muito importante verificar as credenciais e a experiência do profissional. Para isso, você pode solicitar a carteira do Conselho Federal de Psicologia, e verificar se o Psicólogo consta como ativo na ágina do Conselho.

A psicoterapia pode ser benéfica para uma ampla variedade de pessoas que estão enfrentando desafios emocionais ou comportamentais. Muitos procuram o tratamento para lidar com sintomas de ansiedade, depressão, estresse, transtornos alimentares, traumas emocionais, luto, transtornos de personalidade, problemas de autoestima entre muitos desconfortos mentais que diminuem a qualidade de vida ou até acarretam incapacidade de uma vida ativa pelo sofrimento emocional.

Para além do sofrimento, a psicoterapia também é excelente para o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.





Links Sociais
.pdf
Fazer download de PDF • 2.17MB

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page