top of page

Terapia de Grupo




Na terapia de grupo o terapeuta trabalha com um grupo de pessoas ao mesmo tempo. os membros desse grupo compartilham suas experiências, pensamentos e emoçoes, oferecendo suporte uns aos outros durante a sessão. É uma forma eficaz de ajudar as pessoas a lidar com problemas emocionais relacionais ou comportamentais proporcionando um ambiente de apoio e compreenção mútua.

O Psicólogo, nesta modalidade, funciona como um facilitador, um orientador nas interações entre os menbros do grupo. Promove um ambiente seguro e de suporte emocional, administrando conflitos e processos grupais, auxiliando os participantes a explorar e compreender os pafrões de relacionamento e comportamento. O Psicólogo também pode fornecer intervenções terapêuticas específicas, oferecer feedback e insights e ajudar os membros do grupo a desenvolver habilidades de comunicação e resolução de problemas. Além disso, o psicólogo desempenha o papel de educador, oferecendo informações e recursos sobre questões de saúde mental e bem estar.

A terapia de grupo pode ser benéfica para muitas pessoas que enfrentam dificuldades emocionais, de relacionamento entre outras coisas. Também é indicada para pessoas depressão, ansiedade, vícios, traumas e problemas de autoestima.Porém, ela não é indicada a todos. Algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis compartilhando suas experiências com estranhos, preferindo o atendimento individualizado com o Psicólogo.

Os principais benefícios da terapia de grupo são:

  • Compartilhamento de experiências;

  • Suporte e compreensão;

  • empoderamento;

  • Aprendizado e desenvolvimento de habilidades sociais;

  • Custo-efetividade;

A terapia de grupo pode ser uma opção mais acessível financeiramente em comparação com a terapia individual, dando mais acesso ao tratamento da saúde mental.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page